Vitória nas duplas e histórico deixam a Grã-Bretanha mais perto do título da Copa Davis
MatériaMais Notícias
da bet esporte: A Grã-Bretanha está perto de conquistar o seu décimo título da Copa Davis. Não apenas por abrir 2 a 1 na decisão diante da Bélgica, em Ghen (BEL), neste sábado. É que pela história da competição, quem vence o duelo de duplas dificilmente perde o título. E Andy Murray e Jamie Murray bateram David Goffin e Steve Darcis por 3 sets a 1.
Desde 1981, quando o atual formato da competição por equipes passou a ser adotado (com um Grupo Mundial formado por 16 times), foram 34 decisões. Somente em quatro oportunidades quem perdeu o duelo de duplas conseguiu ficar com a taça. Ou seja, os belgas vão precisar suar muito para alcançar essa conquista inédita.
Enquanto a Espanha quebrou esse tabu duas vezes para ficar com a taça (2004 e 2011), a França acabou derrotada em outras duas oportunidades, em 2002 e 2010 (confira os detalhes abaixo).
Se não bastasse, o britânico Andy Murray segue invicto na Davis nesta temporada. Ele venceu as dez partidas em que esteve em quadra, sendo sete em simples e três nas duplas. Neste domingo, aliás, ele pode dar o ponto do título para a Grã-Bretanha já que faz o duelo de abertura do último dia de disputa, contra David Goffin.
DEU ZEBRA:
Em 34 decisões até agora, desde 1981 (quando o formato atual da Davis foi implementado), apenas quatro vezes quem perdeu o duelo de duplas foi campeão. Confira:
– 2002 – França 2×3 Rússia
Os franceses abriram 2 a 1 na decisão com o triunfo de Nicolas Escude/Fabrice Santoro diante de Yevgeny Kafelnikov/Marat Safin. No entanto, no último dia de disputa, os russos venceram os dois duelos.
– 2004 – Espanha 3×2 Estados Unidos
Jogando em casa, os espanhóis abriram 2 a 0 na final, mas perderam nas duplas – os irmãos Bob e Mike Bryan bateram Juan Carlos Ferrero e Tommy Robredo. Já no dia decisivo, a Espanha voltou a dominar e levar a taça.
– 2010 – Sérvia 3×2 França
Com o duelo empatado em 1 a 1, o duelo de duplas colocou os franceses na frente no marcador, quando Arnaud Clemant/Michael Llodra derrotou Viktor Troicki/Nenad Zimonjic. Mas, em casa, a Sérvia liderada por Novak Djokovic virou a disputa e foi campeã.
– 2011 – Espanha 3×1 Argentina
Com 2 a 0 na decisão, os espanhóis sofreram a única derrota na final nas duplas com o triunfo de David Nalbandian e Eduardo Schwank diante de Feliciano López e Fernando Verdasco. Desespero? Que nada. No dia seguinte, Rafael Nadal deu o título aos donos da casa.
continua após a publicidadeRelacionadasTênisIrmãos Murray vencem e britânicos ficam a uma vitória de título histórico na Copa DavisTênis28/11/2015TênisCom muita responsabilidade, Murray se diz confiante em título da Copa DavisTênis27/11/2015TênisClezar vai à semi no Challenger Finals em São PauloTênis28/11/2015