Rafael Nadal pode retomar o número 1 após Monte Carlo
MatériaMais Notícias
da 888casino: Aos 35 anos de idade, o espanhol Rafael Nadal vive o seumelhor começo de temporada da carreira. Até o fim de fevereiro foram 15 vitórias em 15 jogos e três títulos conquistados: o ATP 250 de Melbourne, o Australian Open e o ATP 500 de Acapulco. Sua melhor marca até então havia sido registrada em 2014, quando atingiu 11 triunfos consecutivos nas primeiras semanas do ano, levantando o troféu do Doha e ficando com o vice do Grand Slam australiano.
Com os feitos obtidos neste início de 2022, o Touro Miúra vem ganhando espaço no ranking, pulando da sexta para a quarta posição, e já sonha, ainda que remotamente, com o número 1. Isso pode acontecer após a disputa do Masters 1000 de Monte Carlo, em meados de abril, mas para que o sonho se torne realidade ele deverá manter o ótimo desempenho nas próximas competições e contar ainda com uma improvável combinação de resultados dos seus adversários diretos.
Para retornar ao topo, obicampeão do Australian Openprecisaria conquistar os títulos de Indian Wells e Mônaco e torcer para que o atual líder do ranking, o russo Daniil Medvedev, não some mais do que 330 pontos dos três mil possíveis em IW, Miami (onde Nadal não jogará) e Monte Carlo. Mais do que isso, o espanhol necessitaria que o número 2, Novak Djokovic, caia na estreia no torneio do Principado (único dos três eventos que ele participará) e que o terceiro da lista, Alexander Zverev, não obtenha mais do que 1.420 pontos nesses campeonatos.
Teoricamente, são variáveis muito complexas e pouco prováveis de acontecer, mas a possibilidade existe. Caso ocorra, Nadal retomaria a alcunha de número 1 do mundo pela primeira vez desde 3 de fevereiro de 2020, quando perdeu o posto para Djokovic. Ao todo, o canhoto de Mallorca soma 209 semanas na liderança do circuito masculino, sendo que em cinco oportunidades ele terminou a temporada como o tenista a ser batido: 2008, 2010, 2013, 2017 e 2019.
Alheio às combinações de resultados dos seus rivais, Rafa conta com um bom retrospecto nos dois torneios que disputará para ao menos garantir a sua parte. Dentre todos os jogadores que estarão em Indian Wells em 2022, ele é o que mais vezes foi campeão por lá, com três conquistas. Em toda a história, somente Novak Djokovic e Roger Federer possuem mais títulos no deserto californiano, com cinco troféus cada.
Já em Monte Carlo, o domínio do espanhol é absoluto. Foram 11 canecos em 12 finais desde 2005, tornando Nadal o maior vencedor da história da competição. Apesar desse grande sucesso no saibro monegasco, sua última conquista no Principado foi em 2018. No ano passado ele foi eliminado nas quartas de final pelo russo Andrey Rublev, que viria a ser derrotado na decisão para o grego Stefanos Tsitsipas.
Polo esportivo em Monte Carlo
Além do prestigiado torneio da série Masters 1000 do tênis masculino, Monte Carlo tem grande atrativo esportivo e serve, ao longo de todo o ano, como palco de importantes eventos globais. Toda a paisagem e infraestrutura da região é bem visada por promotores de diferentes modalidades para receber competições aquáticas e terrestres, além dos hotéis de luxo para cerimônias e torneios indoor. Um dos principais espetáculos realizados por lá é o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1,etapa mais tradicional do automobilismo mundial que acontece sempre no quinto mês do ano e transforma as ruas do Principado em uma verdadeira pista de corrida. Outro exemplo é ofamoso evento internacional EPT(European Poker Tour) de PokerStars, que foi confirmado para acontecer em 2022, entre o final de abril e início de maio.
Também são realizados em Monte Carlo diversos eventos náuticos na costa local banhada pelo Mar Mediterrâneo, como a Classic Week, o Solar Energy Boat Challenge e a Sports Boat Winter Series, além de competições de atletismo, salto a cavalo, boxe, exibições de carros clássicos, convenções, feiras, premiações, dentre outros.
continua após a publicidadeRelacionadasTênisNadal sai das cordas e consegue virada improvável em Indian WellsTênis12/03/2022TênisHaas: ‘Nadal é o homem a ser batido em Indian Wells’Tênis09/03/2022TênisWilander confessa surpresa com ressurgimento de Nadal: ‘Não imaginava’Tênis09/03/2022